Olá! Seja bem vindo ao nosso site. 

 22 de Outubro de 2025

Crimes contra crianças e adolescentes podem ter investigação prioritária no Estado. A medida é prevista no Projeto de Lei (PL) 617/2021, que tramita em urgência na Assembleia Legislativa. A proposta da deputada Raquel Lessa (Pros) garante a prioridade dos procedimentos investigatórios para apuração e responsabilização de crimes culposos e dolosos com morte que tenham como vítimas pessoas desse segmento. 

 

Na justificativa da matéria, a deputada defende que a celeridade no processo de elucidação e responsabilização desses crimes pode contribuir para prevenir a violência contra crianças e adolescentes. Para Raquel Lessa, a medida também visa dar uma resposta mais rápida às famílias enlutadas. 

 

“O rápido esclarecimento possibilita o desenvolvimento de políticas públicas mais efetivas na prevenção desta violência, a partir do contexto e das circunstâncias das mortes, assim como dos perfis de autores e vítimas. No mais, oferecer uma rápida resposta às famílias enlutadas por estas mortes violentas, além de um gesto humanitário, fortalece a legitimidade das instituições policiais capixabas frente à sociedade”, reforça a autora do projeto. 

 

De acordo com a proposta, os procedimentos investigatórios instaurados devem ser identificados por meio de etiqueta na capa dos autos, ou ainda por sinalização eletrônica na tramitação digital, fazendo referência aos termos “Prioridade - Vítima Criança ou Adolescente”.

 

O PL 617/2021 teve pedido para tramitação em urgência aprovado na sessão ordinária da última quarta-feira (20) e integra a pauta de votações desta terça-feira (26). Durante a plenária, deve receber parecer oral das comissões de Justiça, Segurança e Finanças antes de ser apreciado pelo Plenário.

 

 

 

 

 

 

Com informações Web Ales

Últimas Notícias

Vídeo - Canal Livre

Clima / Tempo

Artigo/Opinião

Dicas das Estradas

Destaques

Parceiros do PDN