Pres.Kennedy: O Pico da Serrinha, localizado na comunidade de São Bento, na região de Mineirinho, em Presidente Kennedy, começou a ter suas rochas detonadas nesta quarta-feira (24), por volta das 11 horas. O material extraído será utilizado na construção dos quebra-mares Sul e Norte do Porto Central, considerado um dos maiores empreendimentos de infraestrutura portuária em andamento no Brasil.
O primeiro a ser construído será o quebra-mar Sul, estrutura fundamental para garantir a proteção da área de operações do porto contra as fortes ondas e correntes marítimas da região. Para a execução dessa etapa, milhares de toneladas de rochas serão retiradas do Pico da Serrinha e de outras pedreiras, e transportadas até a Praia das Neves, no litoral kennedense, onde as obras estão concentradas.
O Porto Central é um projeto de porto-indústria de águas profundas. Com capacidade para receber embarcações de grande porte, o empreendimento tem potencial de transformar o perfil econômico do Espírito Santo, gerando empregos, atraindo investimentos e consolidando Presidente Kennedy como um polo logístico e industrial estratégico no país.
A utilização das rochas locais representa um passo decisivo para o avanço das obras, que prometem colocar o município em posição de destaque no cenário portuário e econômico nacional.
A atividade está autorizada pelos órgãos ambientais competentes, incluindo o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA), por meio da Licença nº 90175018, e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), com a Licença de Instalação nº 1436/2023 para transporte do material. Toda a operação é monitorada e segue protocolos rigorosos de segurança.
Ao longo dos próximos meses, novos desmontes serão realizados conforme cronograma de obras, sempre com comunicação prévia à comunidade do entorno, realizada com três dias de antecedência.
As pedras serão transportadas por caminhões em rota previamente definida e licenciada, com veículos monitorados e motoristas capacitados, até a área portuária. O plano logístico inclui comunicação permanente com as autoridades de trânsito e ações de educação socioambiental com trabalhadores e comunidades do entorno.
Paralelamente, seguem em pleno andamento as obras na área do Porto Central, assim como as ações ambientais já em curso.

O Porto Central
O complexo industrial portuário completo abrange uma área de 2.000 hectares, com profundidade de até 25 metros e 54 berços multipropósitos planejados para movimentação de granéis líquidos e sólidos, fertilizantes, minerais, grãos, contêineres, cargas gerais, gás natural, apoio offshore e estaleiros, entre outras cargas. O Porto Central será implantado por fases, de acordo com a demanda dos clientes e do mercado.
A Fase 1 inclui a construção de um terminal de granéis líquidos de águas profundas, voltado ao transbordo de petróleo entre navios (“Ship-to-Ship” – STS), com operação prevista para 2027.
No pico das obras da Fase 1, devem ser empregados até 1.295 trabalhadores diretos. O Porto tem o compromisso de priorizar a contratação de mão de obra e fornecedores locais.
O Porto Central é um dos projetos estratégicos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, com a expectativa de impulsionar o desenvolvimento do Espírito Santo, ampliar a infraestrutura logística do país e atrair novos investimentos associados ao setor portuário.


Com informações Porto Central