Olá! Seja bem vindo ao nosso site. 

 22 de Outubro de 2025

Itapemirim: Os Núcleos FEPNES da Região Sul promoveram reuniões simultâneas com o tema 8M nesta sexta-feira (21) sobre políticas contra a violência doméstica e o racismo, temas cruciais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. 
 
O FEPNES de Itapemirim também participou dessa iniciativa com um encontro no final da tarde no Pier de Itaipava. Nesse encontro destacamos a coordenadora do Fepnes Itapemirim Luciana Souza (Baiana), Cristiano Aguiar, a mentora especialista em inteligência emocional Nany Alves, a advogada criminalista/família Dra. Samara Gomes,  jornalista Augusto Carvalho, Rosemary (Roses'Bar) e Adriano do Côco.
 
Essa mobilização conjunta reforça o impacto e a seriedade na luta contra a violência doméstica e o racismo. A união de diferentes núcleos da Região Sul do Espírito Santo, mostra um compromisso coletivo em buscar soluções e compartilhar práticas eficientes.

 
Essas reuniões são uma oportunidade para compartilhar estratégias, ouvir experiências e propor ações concretas para enfrentar esses desafios sociais.
 
As reuniões dos Núcleos FEPNES frequentemente destacam estratégias como:
 
Educação e conscientização: Promover campanhas educativas para desconstruir preconceitos e estereótipos, além de informar sobre os direitos das vítimas de violência doméstica e racismo.
 
Fortalecimento de políticas públicas: Implementar e monitorar políticas que protejam as vítimas, como a aplicação rigorosa da Lei Maria da Penha e iniciativas contra o racismo institucional.
 
Apoio psicológico e jurídico: Criar redes de apoio que ofereçam assistência psicológica e jurídica gratuita para as vítimas.
 
Capacitação de profissionais: Treinar agentes de saúde, educadores e policiais para identificar e lidar com casos de violência e discriminação.
 
Espaços de diálogo comunitário: Estabelecer fóruns onde as comunidades possam discutir e propor soluções para os problemas locais relacionados à violência e ao racismo.

 
Essas estratégias são fundamentais para enfrentar esses desafios de forma integrada e eficaz.
 
É hora de dizer basta! Somos contra todo o tipo de discriminação e preconceitos. Respeito não tem cor!
 
Voluntarie-se! Participe! Prestigie!
 
Envolva-se com os programas do Fepnes existente na sua região. 
 
Serviço:

Instituto FEPNES Itapemirim: Luciana Souza - Baiana  (@coletivo.fepnes2019)

Nany Alves: Mentora especialista em inteligência emocional (@nanyalves.i.e)

Dra. Samara Gomes: Advogada criminalista/família  (@samararicardogomes) 

Jornalista Augusto Carvalho (@pdn.portaldiariodenoticias)

 

Luciana Souza é Fundadora e Coordenadora do Coletivo de Fortalecimento e Empoderamento da População Negra do Sul do Estado - ES (FEPNES)

 

NÚCLEO CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM:

 

NÚCLEO DE MARATAÍZES:

 

NÚCLEO DE ALEGRE:

 

 

  

 
 

Vídeo - Canal Livre

Clima / Tempo