Olá! Seja bem vindo ao nosso site. 

 22 de Outubro de 2025

Olá pessoal! Quero primeiramente agradecer  os meus colegas que me recepcionaram calorosamente. Muitíssimo obrigado a Monica Bello, Giovanni Malanquinni e Giliarde de Oliveira. Estou muito feliz em fazer parte dessa equipe de colunistas do IOL.

 

Hoje vamos falar de uma data muito especial. O Dia das Mães que será celebrado neste domingo (10). Uma das datas mais esperadas e tão importante quanto o Natal.

 

O Dia das Mães é uma data móvel, ou seja, o dia a ser comemorado depende do ano, mas assim como no nosso país, é celebrado no segundo domingo de maio também no Japão, Turquia, Itália e EUA. Em vários países é comemorado em outras datas, que vão desde março até dezembro.

 

 

Se originou na Grécia e na Roma antiga onde aconteciam os cultos de adoração às divindades que representavam as mães, como as Deusas Reia, mãe dos deuses, ou Cibele, a Deusa mãe Romana conhecida também por Magna Mater.

 

A mulher atual já exerce multi funções e sendo mãe nem se fala! Eu poderia falar da melhor mãe do mundo que é a minha é claro,  rsrs, mas sabemos que as nossas mães sempre são as melhores. 

 

Nessa oportunidade, vamos falar de uma mulher que representa muito bem todas as mães do nosso Estado e porque não do Brasil. A nossa estimada vice-governadora Jaqueline Moraes. Mulher inteligente, determinada, guerreira e empoderada. Jaqueline é casada, mãe de três filhos, nascida em Duque de Caxias (RJ). Veio para o nosso Estado aos 12 anos e fez do Espírito Santo sua casa onde foi eleita junto com Renato Casagrande, em 2018.

 

A vice-governadora do Espírito Santo, Jaqueline Moraes, assumiu o comando do Estado pela primeira vez em 2019.

 

Em 20 de setembro de 2019 ela se tornou a primeira mulher a ocupar o cargo de governadora do Estado desde 1589, quando o Espírito Santo foi governado por Luíza Grinalda, viúva de Vasco Fernandes Coutinho.

 

É empreendedora individual e formanda em Direito. Já foi vereadora no município de Cariacica entre os anos de 2013 a 2016. Iniciou sua vida política nos movimentos comunitários e de base.

 

Em seu mandato como vereadora em Cariacica, foi vice-presidente da Mesa Diretora e relatora de importantes comissões, como de saúde, educação e assistência social.

 

Apresentou vários projetos voltados para defesa das mulheres, como o fórum permanente de debates em favor da erradicação da violência contra as mulheres. Também foi defensora da alimentação orgânica nas escolas municipais.

 

 

É militante no segmento de mulheres socialistas e atuante nas áreas política e comunitária, principalmente nas periferias. Faz parte do Diretório Nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB).

 

A vice-governadora é uma mulher digna de nossa homenagem, fazendo jus a nossa história como mulheres batalhadoras e determinadas em busca do seu lugar ao sol.

 

Ela é uma Mulher D+ porque além de ser mãe, representa muito bem o Empoderamento Feminino. 

 

Parabéns a todas nós, MÃES!

Feliz Dia das Mães!!!!!

 

 

 

Por Poliara Souza

Colunista

 

 

*Colunista, Maquiadora Profissional, Blogueira voltada para o Empoderamento Feminino. Engajada em Serviços  Sociais, Palestras de Valorização e Looks que realçam a Beleza da Mulher.Blog: https://instagram.com/poliarasouza?igshid=8kx706rdecnb

 

Vídeo - Canal Livre

Clima / Tempo